sábado, 4 de dezembro de 2010

Döner kebab


a minha primeira postagem sobre a culinária arabe
Döner kebab (em turco: döner kebap, literalmente "espeto giratório") é um prato nacional turco, feito de carne assada num espeto vertical e fatiada antes de ser servida. A carne pode ser de cordeiro, carneiro, bovina, caprina ou frango. Alguns dos nomes alternativos também utilizados para o prato, muito comum em todo o Oriente Médio e na região européia dos Bálcãs, são kebab, donair, döner, ντονερ, doner ou donner. O döner kebab também está relacionado a diversos outros pratos similares

Os ingredientes...

Para preparar o Kebab:

1 quilograma de costela de cordeiro

Para o marinado:

2 dentes de alho

250 ml de óleo de oliva

2 colheradas de vinagre

suco de meio limão

sal

30 ml de molho de tomate

15 ml de mostarda

2 gramas de pimenta

2 gramas de pimentão em pó

Para acompanhar a carne:

Pão árabe (também chamado pão sírio)

250 gramas de cebola

250 gramas de tomates

125 gramas de pimentão verde

Alface

Repolho

Molho

Para o Molho:

Iogurte

Mostarda

um pouco de Ketchup

Passo-a-passo:

O primeiro a fazer no momento de preparar Kebab é o marinado para a carne, que é aquilo que confere o sabor tão especial a esta comida. Para isso, pique muito bem o alho e misture-o com o óleo de oliva, o suco do meio limão, o vinagre, o sal, o molho de tomate, a mostarda a pimenta e o pimentão; leve tudo á batedeira até conseguir um molho com boa consistência e que esteja homogêneo.

Agora corte a carne em tiras o mais finas possível, todas, do mesmo tamanho e coloque-as no marinado. Deixe a carne no marinado por pelo menos duas horas e meia. É aconselhável que todo o preparado junto com a carene esteja na geladeira durante o período do marinado, para conservar melhor.

Enquanto isso...

Pique bem fina a cebola, o tomate, o pimentão verde, o repolho e a alface; reserve para o armado.

Esquente bem uma frigideira e coloque um pouco de óleo nela; tire a carne do marinado (somente após as duas horas e meia), e coloque-a na frigideira. É recomendável cozinhar a carne pouco a pouco, por partes.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cozido madrileno


Cozido madrileno[1][2] (ou cocido madrileño, em língua castelhana) é um prato típico da culinária da Espanha, mais concretamente da região de Madrid.[3]

Consiste num cozido cujo ingrediente principal é o grão-de-bico, sendo os secundários, ainda que com grande protagonismo, diversas verduras e carnes. A sua origem é humilde e judaica, tendo sido originalmente consumido pelas classes mais baixas. É um dos cozidos mais simples da cozinha espanhola.[4]

É um prato único, repleto de calorias e habitual no tempo dos meses frios de inverno. A forma tradicional de o servir é dividi-lo em três sub-pratos:

  • primeiro: a sopa resultante do caldo da cocção de todos os ingredientes
  • segundo: o grão com as verduras e as batatas
  • terceiro: as carnes
Para 4 ou 5 pessoas:
ingredientes:
1/2 quilo de carne de vaca 1 peito de frango inteiro 1 osso de vaca 1 pedaço de toucinho (opcional) 300 gramas de grão de bico 4 batatas médias ou 5 batatas pequenas inteiras 2 nabos inteiros 2 cenouras inteiras 1 cebola grande inteira 250 gramas de repolho 2 alho-porós inteiros 2 choriços 2 morcelas ( linguiça feita de sangue de vaca) 2 colheres de macarrão tipo letria para sopa azeite e sal Acompanhamento: Almôndegas de ovo e farinha de rosca 3 ovos 2 dentees de alho picados salsinha picada farinha de rosca o quanto baste modo de preparo: Deixar de molho na noite anterior o grão de bico. No dia seguinte, numa panela grande ferver água e só juntar o grao de bico quando a água estiver fervendo. Juntar as carnes ( vaca, frango, osso e toucinho). Retirar com espumadeira a espuma que aparecerá por cima. Juntar sal e deixar cozinhar 40 minutos ou até que as carnes estiverem macias. Retire e reserve em outra panela quase todo o caldo. Juntar mais água fervendo, a cebola, as cenouras, os alhos-porós, os nabos e deixar cozinhar. Quando estiverem quase cozidos, acrescentar as batatas, o choriço e a morcela. Retirar do fogo e reservar. Retirar o osso. Cortar o repolho bem fininho e cozinhar em água com sal durante 20 minutos, coar e refogar com um dente de alho socado e azeite. Reservar. Acompanhamento: Bater bem os ovos, juntar a salsinha, o alho e a farinha aos poucos até formar uma massa para poder fazer as almôndegas que devem ser muito pequenas ( do tamanho de uma bola de gude). Fritar em azeite bem quente e reservar. Esquentar o caldo separado, juntar o macarrao e quando estiver cozido (4 à 5 minutos) juntar as almôndegas. Cortar as carnes em pedaços e deixar as verduras inteiras.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

enchilada


Uma receita específica inclui azeitonas, uma cebola, uma colher de chá de cominho, três peitos de frango, molho de pimenta, uma xícara de molho de tomate, queijo ralado e sal,duas espigas de milho, além de seis tortilhas. Preperadas as tortilhas, cozinha-se o molho de tomate com a cebola picada,Milho (esmagar o milho e misturar), cominho, sal, queijo e pimenta, até ferver. Reduz-se o lume e cozinha-se por dez minutos. Coloca-se alternadamente uma camada de tortilha, uma de molho e uma de frango, até utiliar todas as tortilhas. Ao fim, cobre-se com queijo ralado e azeitonas picadas.
ingredientes:

Molho de pimenta vermelha
700 g de lombo de carne sem osso
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
75 g de cebola cortada em pedacinhos
17 cl de caldo de carne
40 g de uvas-passas
1 dente de alho moído
1/2 cravinho em pó
1/4 colher (chá) de sementes de anis trituradas
12 tortilhas de milho (15 cm de diâmetro)
120 g de queijo fresco suave ralado
175 g de creme de leite coalhado
75 g de azeitonas pretas sem caroço
Para decorar raminhos de manjericão e quartos de tomates

Preparação:

1.Prepare o Molho de Pimenta Vermelha.
2.Corte a carne no sentido do comprimento em tiras de 2,5 cm, de forma a obter cubos de carne de 2,5 cm.
3.Tempere a carne com sal. Frite a carne em óleo vegetal, virando-a frequentemente numa frigideira grande em lume médio-forte durante 10 a 12 minutos. Retire a carne da frigideira com uma concha perfurada.
4.Reduza o lume. Coloque a cebola na frigideira, e deixe cozinhar durante mais 4 minutos até estar macia. Coloque a carne de novo na frigideira. Adicione o caldo de carne, as uvas-passas, o alho, os cravinhos em pó, as sementes de anís e 6 cl de Molho de Pimenta Vermelha. Reduza o lume. Cozinhe em lume brando durante 1 1/2 horas a 2 horas até a carne ficar bem macia. Usando 2 garfos, separe os cubos de carne na frigideira, em tiras. Retire a frigideira do lume.
5.Pré-aqueça o forno à temperatura de 190ºC. Aqueça o resto do Molho de Pimenta Vermelha numa frigideira média até estar bem quente; retire do lume.
6.Com um servidor de saladas, passe cada tortilha no molho da pimenta durante alguns segundos até estar bem molhada. Retire, e absorva o excesso de molho.
7.Espalhe cerca de 3 colheres do recheio de carne no centro de cada tortilha. Enrole a tortilha sobre o recheio; coloque-a numa assadeira de 33,5 x 23,5 cm. Repita o mesmo processo com o resto das tortilhas e o recheio de carne. Deite o resto do molho sobre as enchiladas.
8.Polvilhe o queijo sobre as enchiladas. Leve ao forno durante 25 minutos ou até o queijo borbulhar. Para servir deite o creme de natas coalhado no centro das enchiladas. Enfeite com as azeitonas picadas. Decore se desejar.

Observações:
Quantidade para 4 a 6 porções.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

sushi


O sushi (em japonês: 寿司, 鮨 ou 鮓) é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado. O sushi, da forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos; inicialmente, era vendido em barracas, como comida de rua, numa espécie de "fast food".

O sushi tradicionalmente é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual é combinado com algum tipo de peixe ou frutos do mar, ou ainda vegetais, frutas ou até mesmo ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi e shoyu (molho de soja).

  • ingredientes
  • Arroz:
  • 2 xícaras (chá) de arroz japonês
  • 2 xícaras (chá) de água
  • Tempero para o arroz:
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre japonês para sushi (tozan)
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/2 colher (café) de sal
  • 1 colher (café) de ajinomoto
  • Sushi de verduras:
  • 1 xícara de água
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de shoyu
  • 1 saquinho de hondashi
  • 1 cenoura cortada em tiras no sentido do comprimento
  • 15 vagem
  • Gengibre em conserva, cortado em tiras
  • Montagem:
  • 1 pacote de nori (algas)
modo de preparo

arroz:

  1. Em uma panela colocar o arroz e a água e levar ao fogo para cozinhar
  2. Quando levantar fervura, mexer e deixar cozinhar em fogo brando
    Tempero:
  1. Misturar todos os ingredientes em uma tigela, misturando aos poucos, ao arroz cozido
  2. Ir experimentando para ver o tempero
  3. Reservar cerca de 1 colher (sopa) do tempero para fechar os sushis
    Verduras:
  1. Colocar todos os ingredientes do sushi de verduras em uma panela, exceto o gengibre e deixar cozinhar até ficarem macios
  2. Desligue o fogo e escorra - os
    Montagem:
  1. Com a ajuda de uma esteira própria para enrolar sushi, coloque o nori, com o lado que brilha voltado para dentro (onde se colocará o arroz)
  2. Preencher o nori com o arroz, que deverá estar frio
  3. Deixar dois dedos do nori sem preencher com o arroz
  4. Bem no centro colocar 2 tiras de cenoura, 2 tiras de vagem e tirinhas de gengibre (1 fileira)
  5. Passar um pouquinho do tempero que usou para o arroz no local do nori onde não foi preenchido com o arroz
  6. Enrolar do sentido de onde está o arroz para o sentido da onde não foi colocado o arroz, para que grude
  7. Tire a esteirinha e corte os sushis, com espessura de cerca de 2 dedos cada um
    Outras opões de recheios:
  1. Atum - alface - maionese
  2. Salmão crú - wasabi (condimento japonês)
  3. Salmão - manga - pepino

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tabule

Tabule é um prato libanês de salada, freqüentemente degustado como um aperitivo.

É basicamente feito de triguilho (trigo para quibe), tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e vários temperos.

No Líbano, onde surgiu, é consumido por cima de folhas de alface. É bastante popular principalmente no Brasil e na República Dominicana (onde é conhecido como tipili, devido à presença de imigrantes mediterrâneos)

  • Ingredientes
  • - 45 g de trigo para kibe
  • - 200 g de tomate picado sem sementes
  • - 1 cebola picada
  • - 2 pepinos picados
  • - 1 maço de salsinha picada
  • - 3 colheres (sopa) de suco de limão
  • - 2 colheres (sopa) de azeite de sua sua preferência
  • - sal e pimenta-do-reino, a gosto
  • - 1/4 colher (chá) de noz-moscada
  • - hortelã picadinho
  • - salsa picada
  • Deixe o trigo de molho por 2 horas
  • Lave bem o trigo em água corrente, escorra e esprema nas mão para retirar o excesso de umidade
  • Junte os outros ingredientes ( menos o tomate) e deixe tampado na geladeira por pelo menos 8 horas, antes de servir acrescente os tomates

segunda-feira, 26 de julho de 2010

gaspacho


Gaspacho é uma sopa fria à base de vegetais hortícolas, com destaque para o tomate, o pepino e o pimento, muito popular no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Extremadura, em Múrcia em Castela-La Mancha e na Comunidade Valenciana), no sul de Portugal (Alentejo e Algarve), bem como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão.
ingrdientes:

8 tomates bem vermelhos
1 pepino, descascado e sem sementes
1 pimentão verde, sem os miolos brancos
1 cebola
1 dente de alho
100 g de miolo de pão
2 colheres de vinagre
200 ml de azeite
sal
pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Coloque o miolo de pão com o vinagre em uma tigela e deixe alguns minutos, passado o tempo bata no liquidificador os tomates, o pepino, o pimentão, a cebola, o alho, metade o azeite e um pouco de sal e pimenta-do-reino. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora e na hora de servir coloque um fio de azeite e a pimenta-do-reino moída na hora.

Sopa castelhana


Sopa castelhana é uma sopa típica da culinária da Espanha.[1] Tal como o nome sugere, é uma sopa tradicional da atual região de Castela e Leão.[2]

É preparada com alho, ovos, pão do dia anterior[3], caldo de carne, cebola, pimentão, presunto[1] e azeite.[4] Pode também incluir chouriço.[3]

Os ovos são escalfados na sopa quente, ao lume ou já fora dele, diante dos comensais.[2]

A sopa castelhana é muito apreciada no inverno, sendo consumida quente como forma de combater o frio. [5]

É frequentemente servida numa tigela de barro

Ingredientes
5 tomates(médios)maduros(500)
2 cubinhos de caldo de galinha KNORR
1 pimentão verdever vídeo, picadinho
1 colher(sopa) de cebola, picadinha
torradas

Modo de preparo
Pique os tomates e leve ao fogo com 2
xícaras(chá) de água, deixe fe por 5 minutos.
Bata no liquidificador, passe pela peneira e volte ao
fogo.
Acrescente mais duas xícaras(chá) de água quente, o
caldo de galinha, o pimentão e a cebola.
Ferva por alguns minutos.
Sirva quente sobre torradas.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Carbonara

a italia 1 das melhores culinarias mundiais la existem pizzas massas e outras coisas olhe esse delicioso exemplo
carbonara
Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional italiana de massa. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém móida, que usada na sua preparação.
ingredientes
  • 1 lata decreme de leite
  • bacon picado 'a gosto
  • queijo ralado
  • 2 a 3 ovos
  • sal, pimenta
  • macarrão

  1. Fritar bem o bacon, até ficar crocante
  2. Pode-se adicionar salame picado
  3. Acrescentar o creme de leite e reservar
  4. Colocar o macarrão à cozinhar em água e sal
  5. no refratário onde será servido o macarrão, bater bem os ovos com um garfo os ovos crus, temperar com sal e pimenta à gosto, e juntar o queijo ralado, também a gosto
  6. Quando o macarrão estiver pronto, escorrer e colocar, bem quente, sobre a mistura de ovos, e misturar bem
  7. O calor da massa cozinha os ovos
  8. Colocar o molho de bacon e creme de leite, ainda quente, sobre o macarrão e servir

O shabu-shabu é um prato com carnes e verduras em fatias bem finas, cozidas levemente na água fervente e temperadas com o ponzu (molho pronto a base de frutas cítricas) mais gergelim. O cozimento se dá com leves mergulhos dos ingredientes na água quente.Em geral o prato em muito parecido com o Fondue de carne.
ingredientes
  • 650 gr de lombo de vaca sem osso, em fatias bem finas
  • 2 abóboras de tamanho médio, lavadas e cortadas em cubos
  • 6 cenouras, lavadas e cortadas em fatias finas
  • 1 lata de broto de bambu
  • 120 gr de tofu escorrido, lavado
  • 12 cogumelos brancos, pequenos e frescos
  • 170 gr de kishimen (talharim achatado e largo), cozido, escorrido
  • 6 xícaras de caldo de galinha

Molho Ponzu

  • 3/4 de xícara de molho de soja
  • 1/2 xícara de suco de limão fresco

Modo de preparo:

  1. Arrume os ingredientes numa travessa ou bandeja grande.
  2. Combine os ingredientes do molho ponzu e sirva em pequenas tigelas individuais.
  3. Leve o caldo de galinha a um ponto de quase fervura numa caçarola elétrica ou panela de fondue, colocada no centro da mesa de jantar.
  4. À medida que o caldo borbulha, cada pessoa pega um ingrediente da travessa e com um garfo de fondue poe na panela, até ficar pronto para comer.
  5. Depois de tirar o alimento do caldo, a pessoa mergulha na tigela do molho ponzu

O crepe


O crepe (do francês crêpe) é um tipo de panqueca feito a base de farinha de trigo, leite e ovos. A massa é preparada de forma que possa formar uma camada delgada no fundo duma frigideira apenas pincelada com manteiga ou outra gordura. O crepe é geralmente comido depois de enriquecido com algum recheio, que pode ser doce ou salgado.

Os restaurantes que servem crepes são normalmente chamados de Creperias, ou Casa de Crepes.

Tornou-se popular na França e é vulgarmente associado à culinária francesa, mas está divulgado em todo o mundo.
Faz também parte da culinária das Astúrias, onde tem os nomes de fiyueles, freixuelos ou freisuelos.

  • Massa:
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de café de sal
  • 1 colher de café de orégano
  • Recheio:
  • 8 unidades de salsicha de peru ou frango cortada em tiras
  • 2 cebolas grandes contadas em tiras
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de mostarda
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador
  • Unte uma frigideira com óleo de soja
  • Despeje um pouco da massa na frigideira e espalhe como se fosse uma panqueca
  • Deixe dourar o fundo da massa
  • Reserve os discos
  • Refogue a cebola no azeite
  • Adicione a salsicha e continue refogando
  • Por último adicione a mostarda e deixe cozinhar por mais 3 minutos
  • Adicione sal a gosto
  • Coloque o recheio no centro do crêpe
  • Feche as laterais, dobrando o crêpe como se fosse um envelope
  • Feche por último a parte superior e inferior do crêpe formando um quadrado
  • Vire o crêpe para segurar o formato
  • Coloque o crêpe em um refratário, regue com azeite e orégano
  • Leve ao forno médio por 5 minutos
  • Sirva quente

taco

Taco é uma comida típica da culinária mexicana, consistindo em uma tortilla à base de milho que pode ser recheada com carne picada (frango, carne bovina ou de porco), queijo, alface e às vezes tomate. Come-se com as mãos, como um sanduiche.

Ingredientes:

guacamole
polpa de 2 abacates pequenos amassada
1 tomate médio, sem pele e sem sementes, em pedaços bem pequenos
2 colheres (chá) de suco de limão
2 pimentas serrano ou pimenta-malagueta verde
1 cebola média fatiada
tortilla
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de banha
180 ml de água morna

600 g de carne de porco cozida
250 g de coxão mole ou alcatra cozida
1 colher (chá) de óleo
2 cebolas médias fatiadas
3 fatias médias de bacon em pedaços pequenos
2 tomates médios, sem pele e sem sementes, picados
1 colher (sopa) de chili em pó
1 xícara (chá) de feijão em conserva
6 folhas de alface picadas finamente
4 colheres (sopa) de creme de leite
suco de limão

Modo de Preparo:
Tortilla (12 unidades)
Peneire[bb] 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 colher (chá) de sal. Misture 4 colheres (sopa) de banha e 180 ml de água morna. Transfira a massa para uma superfície plana e sove-a até ficar lisa e elástica.Cubra-a e deixe descansar por 1 hora.

Em seguida, divida-a em 12 partes e abra círculos de 20 cm de diâmetro. Aqueça uma frigideira de ferro e coloque um círculo de massa cada vez. Enquanto a tortilla estiver assando, pressione-a com um pedaço de pano dobrado. Retire assim que dourar levemente dos dois lados e embrulhe-as em um pano de prato para mantê-las aquecidas. Experimente também recheá-las com frango desfiado ou outros recheios de sua preferência.
Usando dois garfos, desfie as carnes e reserve. Aqueça o óleo em uma panela[bb] e refogue a cebola e o bacon. Junte a carne, os tomates e 4 colheres (sopa) de água. Incorpore o chili e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a carne dourar e não restar líquido. Retire e reserve. Coloque o feijão em outra panela e cozinhe, mexendo com vigor até obter uma pasta. Reserve.

Misture o creme de leite com um pouco de suco de limão. Reserve.

Guacamole: coloque a polpa de abacate em uma tigela e junte o tomate, o suco de limão, a pimenta e a cebola. Misture até obter um creme homogêneo. Recheie as tortillas com o feijão, a carne, a alface, o guacamole e o creme azedo. Enrole-as e sirva a seguir.

Dicas:
Para obter pó para chili, asse em forno alto 4 pimentas-dedo-de-moça, por 10 minutos. Retire os cabos e as sementes e amasse até obter um pó.

[BP] guacamole, tacos, frijoles, tequila [/BP]

polvo a galega


Como todos sabemos a espanha manda muito bem no futebol mas na comida tambem
olha esse exemplo
POLVO A GALEGA

Polvo à galega ou polvo à feira é um prato típico da Galiza, na Espanha. Consiste em polvo cozido inteiro, servido com sal, azeite e pimentão. O nome polvo à feira deriva de se tratar de uma iguaria tradicional nas feiras e romarias da região, nas quais é servida em pratos de madeira (mais leves para transportar), ainda que estes tenham tendência para desaparecer, por motivos de higiene.





Ingredientes
2 litros de água com sal
1 1/2 colherinha de bicarbonato de sodio
1 polvo grande, já limpo
12 cebolas pequenas
12 batatas pequenas
8 dentes de alho
1 xícara de azeite
1 colher de sopa de páprika picante


Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque água com sal e
bicarbonato. Esquente até ferver. Jogue o polvo de
cabeça na água. Quando as pernas se enrolarem sobre
elas mesmas, empurre o resto do polvo para bem dentro
da panela. Cozinhe em panela bem tampada, por
aproximadamente 1 hora ou até que ao espetá-lo com um
garfo, note que o polvo está macio. Se a água evaporar
durante o cozimento, vá acrescentando mais água
fervendo. Quando o polvo estiver mais macio tire-o da
panela e coloque-o em uma travessa funda, até que
esfrie. Na mesma água do polvo cozinhe as
batatasver vídeo
e cebolas, até amaciarem. Retire da
panela e reserve. Com uma tesoura de cozinha corte o
polvo em pedaços regulares. Reserve. À parte, amasse os
dentes de alho com o azeite e a páprika, até formar uma
pasta suave e fina. Escorra a água que ficou na
travessa. Coloque ao redor as batatas e as cebolas.
Jogue por cima do polvo o molho de alho com azeite.
Deixe o polvo neste molho por umas três horas, em lugar
fresco, mas não na geladeira. Sirva o prato à
temperatura ambiental. Rende de 4 a 6 porções. Obs: O
polvo não deve cozinhar mais que o necessário, para que
não se torne como uma borracha.