sábado, 4 de dezembro de 2010

Döner kebab


a minha primeira postagem sobre a culinária arabe
Döner kebab (em turco: döner kebap, literalmente "espeto giratório") é um prato nacional turco, feito de carne assada num espeto vertical e fatiada antes de ser servida. A carne pode ser de cordeiro, carneiro, bovina, caprina ou frango. Alguns dos nomes alternativos também utilizados para o prato, muito comum em todo o Oriente Médio e na região européia dos Bálcãs, são kebab, donair, döner, ντονερ, doner ou donner. O döner kebab também está relacionado a diversos outros pratos similares

Os ingredientes...

Para preparar o Kebab:

1 quilograma de costela de cordeiro

Para o marinado:

2 dentes de alho

250 ml de óleo de oliva

2 colheradas de vinagre

suco de meio limão

sal

30 ml de molho de tomate

15 ml de mostarda

2 gramas de pimenta

2 gramas de pimentão em pó

Para acompanhar a carne:

Pão árabe (também chamado pão sírio)

250 gramas de cebola

250 gramas de tomates

125 gramas de pimentão verde

Alface

Repolho

Molho

Para o Molho:

Iogurte

Mostarda

um pouco de Ketchup

Passo-a-passo:

O primeiro a fazer no momento de preparar Kebab é o marinado para a carne, que é aquilo que confere o sabor tão especial a esta comida. Para isso, pique muito bem o alho e misture-o com o óleo de oliva, o suco do meio limão, o vinagre, o sal, o molho de tomate, a mostarda a pimenta e o pimentão; leve tudo á batedeira até conseguir um molho com boa consistência e que esteja homogêneo.

Agora corte a carne em tiras o mais finas possível, todas, do mesmo tamanho e coloque-as no marinado. Deixe a carne no marinado por pelo menos duas horas e meia. É aconselhável que todo o preparado junto com a carene esteja na geladeira durante o período do marinado, para conservar melhor.

Enquanto isso...

Pique bem fina a cebola, o tomate, o pimentão verde, o repolho e a alface; reserve para o armado.

Esquente bem uma frigideira e coloque um pouco de óleo nela; tire a carne do marinado (somente após as duas horas e meia), e coloque-a na frigideira. É recomendável cozinhar a carne pouco a pouco, por partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário